Vazamento de água em tubulação da Vale causa mobilização em Brumadinho

Vazamento de água mobiliza Corpo de Bombeiros em Brumadinho, Minas Gerais

Um vazamento de água alarmou moradores de Brumadinho, em Minas Gerais, na manhã desta segunda-feira (28), mobilizando o Corpo de Bombeiros e servidores da prefeitura. Pessoas que passavam perto do local da ocorrência pensaram que uma adutora tinha se rompido e acionaram as autoridades locais, mas, segundo a mineradora Vale, o problema foi causado por um vazamento no sistema de aspersão usado para borrifar água em uma via não pavimentada e, assim, minimizar a suspensão de poeira na estrada.1745864430 390 ebc

Vazamento não envolve adutora, esclarece mineradora

“Não houve rompimento de nenhuma adutora”, garantiu a mineradora, em nota. Segundo a companhia, o vazamento na tubulação de sua responsabilidade ocorreu por volta das 9 horas e causou o acúmulo de água em um trecho da Estrada Alberto Flores.

A via liga o centro de Brumadinho à mina Córrego do Feijão – a mesma onde, em janeiro de 2019, três barragens se romperam, liberando milhões de toneladas de lama e rejeitos que mataram 272 pessoas e causaram um dos maiores desastres socioambientais já registrados no Brasil, atingindo ao menos 26 cidades.

Problema solucionado

Até a publicação desta matéria, a Vale não tinha informado o volume d´água que escoou de seu sistema de aspersão, mas garantiu que o vazamento, suficiente para interromper o tráfego de veículos, já tinha sido solucionado e que funcionários estavam limpando os bueiros da área atingida para permitir o escoamento  da água. “Não há nenhum tipo de risco para as comunidades próximas”, garantiu a Vale.

Também em nota, a prefeitura de Brumadinho informou que servidores do Serviço de Transporte e Trânsito (Setransb) foram deslocados para o local para auxiliar os motoristas. Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e policiais ambientais vão apurar se o vazamento causou algum dano ambiental, bem como as causas do vazamento.

“As autoridades seguem em monitoramento da situação e aguardam a confirmação de informações técnicas por parte dos órgãos competentes”, acrescentou a prefeitura, assegurando que o vazamento não oferece risco a moradores ou residências.

Monitoramento constante da situação

Com o vazamento de água solucionado, a Vale e as autoridades locais permanecem em alerta, monitorando qualquer possível impacto ambiental decorrente do incidente. A população local pode ficar tranquila, pois não há risco iminente para as comunidades próximas à área afetada.

As investigações sobre as causas do vazamento continuam em andamento, com a participação de órgãos competentes e especialistas ambientais, garantindo que todas as medidas necessárias sejam tomadas para evitar danos ao meio ambiente e à população.

É importante ressaltar a rápida resposta das autoridades e das empresas envolvidas, que agiram prontamente para conter o vazamento e minimizar quaisquer possíveis consequências negativas. A colaboração entre os diferentes setores da sociedade é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok