
Tremor em São Paulo
Moradores relatam sensação de tremor associada a terremoto no Chile
Moradores de São Paulo relataram ter sentido, em diferentes bairros, um tremor de terra por volta das 23h da noite da quinta-feira, 18. O fenômeno, que está associado a um terremoto de magnitude de 7,3, registrado no Chile e na Argentina, foi percebido por pessoas em bairros de diferentes regiões da cidade.
Relatos e reações
Os relatos foram feitos por moradores de Perdizes, Pompeia, Pinheiros (zona oeste), Avenida Paulista, Santana (zona norte), Mooca, Tatuapé (zona leste), e também na zona sul da cidade. Nas redes sociais, diversos usuários compartilharam suas experiências e sensações diante do tremor percebido em São Paulo.
Intervenção da Defesa Civil
Até o início da madrugada desta sexta-feira, 19, não houve registro de vítimas, segundo a Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e orientou pela evacuação de um prédio na Rua Florianópolis, na Vila Bertioga, zona leste da capital.
Especialistas analisam o incidente
A Defesa Civil confirmou que “leves tremores” foram registrados “em diferentes regiões da capital paulista”, e informou que o fenômeno é reflexo do terremoto ocorrido na região norte do Chile e Argentina, a cerca de 100 km de profundidade, com base em informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
Detalhes do terremoto
De acordo com o Centro de Sismologia da USP, o epicentro do terremoto foi registrado na cidade de San Pedro de Atacama, na província de Antofagasta, no norte do Chile, e próximo da fronteira com Argentina e Bolívia. A cidade fica a cerca de 2,7 mil quilômetros de São Paulo.
Depoimentos dos moradores
Quando percebeu que o prédio onde mora estava balançando, o consultor Luiz Carlos Nogueira Pedro imaginou que estivesse sentindo uma espécie de tontura. Ele compartilhou sua experiência e sensações diante do tremor, assim como outros moradores que também vivenciaram o episódio.
Repercussão nas redes sociais
Nas redes sociais, vários usuários relataram a sensação de prédio chacoalhando e reações diante do tremor percebido na cidade de São Paulo. Diversas publicações destacaram a surpresa e o susto dos moradores ao sentirem a terra tremer em suas localidades.
Situação gerada pelo terremoto
O tremor sentido pelos moradores de São Paulo é reflexo de um terremoto de magnitude de 7.3 com epicentro na cidade de San Pedro de Atacama, na região de Antofagasta, no norte do Chile. O abalo sísmico foi registrado às 21h50 pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC), com profundidade de 128 quilômetros.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok