
TRE-PR realiza teste de novos recursos de acessibilidade nas urnas eletrônicas
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) testou na tarde da última quarta-feira, 19, os novos recursos de acessibilidade das urnas eletrônicas disponibilizados pela Seção de Voto Informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (Sevin/TSE).
Simulação com auxílio do Instituto Paranaense dos Cegos
Com auxílio do Instituto Paranaense dos Cegos, a simulação ocorreu no Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) do TRE-PR. Participaram das atividades o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson e o secretário da Tecnologia da Informação (STI) do TSE, Júlio Valente.
Novo recurso auditivo para pessoas cegas nas eleições municipais
O novo recurso auditivo estará disponível nas eleições municipais deste ano e será habilitado automaticamente para todos que informaram a Justiça Eleitoral de sua condição até o mês de maio. Se não houve essa comunicação prévia, no dia da eleição, basta manifestar o desejo de utilizar um fone de ouvido, e o mesário tem a possibilidade de liberar o áudio, conforme explicou Valente.
Experiência de um técnico em informática
O técnico em informática, Gilberto Yoshikazu Ozawa, que participou dos testes, contou a sua experiência com a tecnologia. Ele elogiou a compreensibilidade do áudio da urna e ressaltou que a nova funcionalidade aumenta a segurança e autonomia dos eleitores com deficiência.
Voz sintetizada Letícia
Lançada neste ano pelo TSE, a voz sintetizada Letícia é um recurso auxiliar que visa garantir a acessibilidade a pessoas com deficiência visual. A voz guiará cegos ou pessoas com baixa visão durante o momento de votar, oferecendo instruções para cada etapa do processo eleitoral.
Atualização da voz sintetizada em 2020
A voz sintetizada Letícia foi atualizada em 2020 após recomendação da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB). Agora, a fala do sintetizador é mais natural e humanizada, informando os nomes dos candidatos, números, partidos e instruções para os eleitores com deficiência visual.
Voz humanizada da atriz Sara Bentes
A voz em questão é da atriz e cantora Sara Bentes, natural de Volta Redonda (RJ) e nascida com deficiência visual. Sua voz foi doada ao programa RHVoice, que converte texto em fala e foi utilizado para a atualização nas urnas eletrônicas, trazendo mais inclusão e acessibilidade.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok