TRE de SP confirma cassação de diploma de Carla Zambelli

TRE de São Paulo mantém cassação do diploma de Carla Zambelli

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo rejeitou os recursos da defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL) e manteve a cassação de seu diploma, bem como a inelegibilidade dela por oito anos a partir da eleição de 2022.

A decisão, que confirma um julgamento realizado em janeiro deste ano, foi motivada por uma ação movida pela também deputada Sâmia Bomfim (PSOL). A alegação era de que Zambelli divulgou informações inverídicas sobre o processo eleitoral, além de ter feito uso indevido dos meios de comunicação e praticado abuso de poder político.

Voto do desembargador Encinas Manfré

O voto do desembargador Encinas Manfré rejeitou as teses apresentadas pela defesa de Carla Zambelli. Ele afirmou que as graves condutas da deputada, com demonstração da elevada repercussão, da difusão de informações falsas e descontextualizadas, configuram abuso dos meios de comunicação. Cabe ressaltar que ainda cabe recurso à rejeição dos embargos de declaração no Tribunal Superior Eleitoral.

Conclusão

Com essa decisão do TRE de São Paulo, Carla Zambelli enfrentará a cassação de seu diploma de deputada federal e ficará inelegível por oito anos a partir das eleições de 2022. O caso envolvendo a divulgação de informações inverídicas durante o processo eleitoral demonstra a importância da veracidade e responsabilidade na comunicação política.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok