
Phishers: cuidado com golpes envolvendo o INSS
No mundo digital, é cada vez mais comum a atuação dos chamados phishers, também conhecidos como pescadores de dados. Eles se aproveitam da ingenuidade das pessoas para obter informações pessoais e, muitas vezes, sensíveis. Recentemente, golpes envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm preocupado a população.
Uma das fraudes em destaque é a exigência de prova de vida por meio de mensagens no celular, conhecidas como SMS. O INSS esclarece que não está solicitando esse tipo de procedimento e não direciona seus servidores a coletarem dados e fotos dos segurados ou beneficiários de auxílios pagos pela autarquia. Portanto, caso alguém receba esse tipo de mensagem, a recomendação é denunciar imediatamente.
O presidente do INSS reforça a importância de buscar informações apenas nos canais oficiais do órgão, seja pelo site ou nas redes sociais do instituto. “Nossas medidas, como revisão, prova de vida, ou qualquer alteração que impacte a vida de segurados e beneficiários, são divulgadas na página oficial e nas redes sociais oficiais do INSS. Nosso compromisso é com a transparência de nossas ações”, destaca Stefanutto.
Além disso, o INSS assegura que os dados dos contribuintes e aposentados são armazenados com total segurança no sistema da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), órgão vinculado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Dessa forma, a integridade das informações dos segurados é preservada e resguardada contra possíveis tentativas de fraude.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok