Tempo: tempestades e alagamentos pelo Brasil nesta sexta-feira

Tempestades e alagamentos podem atingir todo o Brasil, alerta Inmet

A previsão do tempo para esta sexta-feira, dia 20, mostra que tempestades e alagamentos são esperados em todo o Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todas as regiões do país receberam alertas de perigos ou perigos potenciais relacionados às chuvas.

Região Sul é a mais afetada

A região Sul do Brasil deve ser a mais afetada pelas chuvas intensas. O Paraná e parte de Santa Catarina devem registrar chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos que podem atingir de 60 a 100 km/h. Há também previsão de queda de granizo, o que aumenta o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Por isso, as autoridades recomendam que a população evite sair de casa durante as fortes precipitações e busque abrigo adequado.

Chuvas intensas em outras regiões

Além da região Sul, as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte também devem enfrentar chuvas intensas. O Inmet emitiu alertas de perigos potenciais para essas regiões, indicando a possibilidade de ocorrência de danos causados pelo tempo instável. As chuvas nessas regiões devem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos que podem chegar a 40-60 km/h.

Recomendações das autoridades

Apesar do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas nas regiões afetadas, as autoridades fazem algumas recomendações à população para garantir a segurança durante as chuvas:

  • Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

Fonte: ISTOÉ

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok