Semana inicia com chuvas intensas e frente fria no Sul

Previsão do Tempo: Frente Fria e Enfraquecimento de La Niña Podem Causar Eventos Extremos no Brasil

O enfraquecimento do fenômeno La Niña e a chegada de uma frente fria ao Sul do país estão causando alterações significativas nas condições climáticas do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de tempo fechado até quinta-feira (13) em todo o norte do país, com a possibilidade de se espalhar por áreas do Centro-Oeste e Nordeste a partir desta segunda-feira.

Chuvas Isoladas e Riscos de Eventos Extremos

Embora a previsão de chuvas isoladas esteja presente em todo o território nacional, as maiores preocupações estão nas regiões que vão do norte do Rio Grande do Sul até o litoral paulista, onde há possibilidade de acumulados mais expressivos e ventos intensos. Além disso, a faixa que se estende do Acre até Fortaleza, ao longo do litoral norte do país, também está sujeita a pancadas de chuva e altos índices de umidade do ar. Cidades como Belém (PA) podem registrar umidade mínima de 70%.

Variação de Temperaturas no Sul do País

No sul do Brasil, o tempo típico de verão está sendo substituído por temperaturas mais amenas, com valores abaixo de 20 graus. Gaúchos e catarinenses já estão sentindo esse impacto desde ontem, com municípios como Bagé, no interior gaúcho, registrando mínimas previstas de 11 graus nesta segunda-feira. A previsão indica pouca variação térmica ao longo da semana, com o tempo mais ameno no litoral e o céu encoberto por nuvens.

Enfraquecimento de La Niña

O fenômeno climático La Niña, caracterizado pelo resfriamento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico Equatorial, está chegando ao fim e se aproximando da condição de neutralidade. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o La Niña está em declínio desde dezembro de 2024 e tem afetado áreas cada vez menores, com uma diminuição significativa no último mês de fevereiro.

De acordo com informações do Inmet, as temperaturas da superfície do mar no Pacífico Equatorial devem permanecer abaixo da média na primeira quinzena de março, mas a tendência é de retorno à neutralidade em breve. A previsão indica que a condição de La Niña não deve mais ser observada na região ainda neste trimestre, o que pode beneficiar o combate às queimadas durante a temporada de secas, que se inicia no final de abril no continente.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok