São Paulo registra aumento de mortes no trânsito desde 2015

Estado de São Paulo registra aumento nas mortes por acidentes de trânsito em 2022

No primeiro semestre deste ano, o estado de São Paulo contabilizou um total de 2.441 mortes decorrentes de acidentes de trânsito, sendo este o maior número de óbitos registrado no período desde 2015, quando teve início a série histórica do Infosiga, plataforma de estatísticas de trânsito do governo paulista.

Tragédia envolvendo motorista de aplicativo choca a população

Uma das histórias que marcaram essas estatísticas foi a morte do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, que faleceu em março deste ano na capital paulista. Viana estava conduzindo seu veículo quando foi abruptamente atingido por um carro de luxo em alta velocidade, dirigido pelo empresário Fernando Sastre de Andrade Filho.

Retomada no aumento de óbitos no trânsito

Entre janeiro e maio de 2015, foram registradas 2.673 mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo. Esse número vinha diminuindo anualmente, porém, em 2021 e novamente em 2022, houve um aumento nas estatísticas de óbitos. No mesmo período do ano passado, houve uma queda, com 1.989 mortes em acidentes de trânsito.

Motociclistas são as principais vítimas

Os motociclistas são os mais atingidos pelos acidentes no estado de São Paulo, somando um total de 1.011 óbitos. Em seguida, aparecem os ocupantes de automóveis, com 540 mortes, seguidos pelos pedestres, com 539 e pelos ciclistas, com 173 óbitos registrados.

Desafios e metas para redução da mortalidade no trânsito

Atualmente, a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito no estado de São Paulo é de 13,46 óbitos a cada grupo de 100 mil habitantes. A meta estabelecida pelo governo para o ano de 2030 é alcançar uma taxa de 5,68 óbitos. Um desafio que requer estratégias e ações efetivas para garantir a segurança dos cidadãos nas vias.