Santos, Atlético-MG e Botafogo retornam à elite do Brasileirão Feminino

Santos, Atlético-MG e Botafogo retornam à elite do futebol feminino brasileiro

Rebaixados no ano passado, Santos, Atlético-MG e Botafogo estão de volta à Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol. O trio alvinegro garantiu o acesso neste sábado (5), com as respectivas classificações para as semifinais da Série A2 (segunda divisão).


1751805924 657 ebc

Decisão do último classificado

O quarto e último clube a conquistar um lugar na elite será conhecido neste domingo (6), no duelo entre Fortaleza e Minas Brasília, que jogam às 15h (horário de Brasília), no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense.

As Leoas do Pici, que podem estrear na Série A1, têm a vantagem do empate, já que venceram a ida por 2 a 1 no Bezerrão, no Gama (DF). As brasilienses, que não disputam a primeira divisão desde 2021, têm de ganhar por dois ou mais gols de diferença.

Os duelos de ida e volta valendo lugar na final da Série A2 ainda serão agendados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A previsão, conforme o calendário base do torneio, é que ocorram no segundo e no terceiro fim de semana de agosto.

Pênaltis decisivos

Dono da melhor campanha geral desta Série A2, o Santos recebeu o Ação-MT na Vila Belmiro. Como ganhou o jogo de ida por 1 a 0 no Estádio Dito Souza, em Várzea Grande (MT), o time paulista poderia se classificar às semifinais com um empate no litoral paulista.

Mesmo assim, as Sereias da Vila ganharam de novo, desta vez por 2 a 1, com dois gols de pênalti de Laryh. Rafinha descontou para o Ação, mas não evitou o retorno das campeãs brasileiras de 2017 à elite.

Em uma das semifinais, o Santos terá pela frente o Atlético-MG, que sofreu para eliminar o Vitória. Após empate na Arena MRV, em Belo Horizonte, as Vingadoras avançaram nos pênaltis.

Gol Olímpico e virada emocionante

O último classificado de sábado foi o Botafogo, que enfrentou o Mixto no Estádio Nilton Santos com a vantagem de ter vencido no jogo de ida. As visitantes abriram o placar, mas as Gloriosas conseguiram uma virada emocionante e garantiram a classificação.

O Botafogo aguarda o vencedor do confronto entre Fortaleza e Minas Brasília para a outra semifinal da Série A2.

Nova formatação da Série A1

A partir de 2026, a Série A1 do Brasileirão feminino terá 18 clubes. Com os acessos de Santos, Atlético-MG e Botafogo, 17 dos participantes estão definidos.

Os demais são os 14 times não rebaixados na edição deste ano, que é transmitida ao vivo pela TV Brasil. Em contrapartida, 3B da Amazônia e Sport caíram para a Série A2 do ano que vem.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok