Rio terá semana agitada com eventos do G20

Rio de Janeiro se prepara para receber eventos preparatórios do G20

Enquanto aguarda a chegada do encontro principal do G20, agendado para os dias 18 e 19 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro se prepara para uma semana intensa de eventos preparatórios. Essas reuniões são oportunidades para grupos políticos e da sociedade civil finalizarem os detalhes das propostas que serão apresentadas aos líderes das maiores economias do mundo.

Eventos da semana

Confira a programação dos eventos preparatórios que antecedem o encontro do G20:

12 a 15 de novembro – 4º encontro de Sherpas

Os Sherpas são os representantes dos chefes de Estado e de governo dos países membros do G20. Este ano, a liderança da Trilha de Sherpas está a cargo do embaixador brasileiro Mauricio Carvalho Lyrio. Durante os dias 12 a 15 de novembro, os emissários se reunirão para atualizar as atividades dos 15 grupos de trabalho e discutir possíveis negociações entre os países sobre as principais pautas do G20.

12 e 13 de novembro – Cúpula Civil 20 (C20)

A Cúpula Civil 20 (C20) reunirá organizações sociais nos dias 12 e 13 de novembro. O encontro, liderado pela Abong – Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (ONGs), contará com a participação de mais de 1,5 mil organizações de mais de 60 países. O objetivo é buscar resultados baseados no princípio da justiça econômica e garantir que ninguém seja deixado para trás.

14 a 17 de novembro – Cúpula Urban 20 (U20)

A Cúpula Urban 20 (U20) chegará ao Rio de Janeiro nos dias 14 a 17 de novembro. Precedida por uma edição em São Paulo, o encontro reunirá prefeitos das principais cidades do G20 para discutir questões urbanas, como emergência climática, desigualdade e desenvolvimento econômico sustentável.

14 a 16 de novembro – Cúpula do G20 Social

A Cúpula do G20 Social ocorrerá de 14 a 16 de novembro com o objetivo de ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades do grupo. Estão previstas mais de 200 atividades autogestionadas que visam trazer diferentes vozes e reivindicações da sociedade civil para os debates.

A cidade do Rio de Janeiro se torna palco de importantes discussões e encontros que visam preparar o terreno para o encontro principal do G20. A diversidade de temas abordados reflete a complexidade e a importância das decisões que serão tomadas pelos líderes mundiais durante a reunião.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok