Putin propõe Brasil para novo mandato no Brics com Dilma

Putin oferece ao Brasil a continuidade na presidência do banco dos Brics

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira (24) que propôs ao Brasil a manutenção de Dilma Rousseff como presidente do banco dos Brics por mais cinco anos. O atual mandato de Dilma se encerra em julho de 2025. A proposta foi feita durante a 16ª Cúpula dos Brics, realizada em Kazan, na Rússia.

Extensão do mandato

Segundo Putin, a oferta de extensão da presidência do Brasil no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) foi feita tendo em mente o papel do país no G20 este ano. O presidente russo destacou a importância de manter um equilíbrio na liderança do banco, especialmente em um momento em que a Rússia vive conflitos com a Ucrânia.

Desafios à frente

Putin reforçou que a presença de uma liderança russa na chefia do NDB poderia gerar obstáculos no funcionamento da instituição financeira. O presidente ressaltou que a Rússia é responsável por resolver suas próprias questões e não deseja transferir problemas para instituições estratégicas como o banco dos Brics.

A Agência Brasil tentou contatar a assessoria de Dilma Rousseff para saber se a ex-presidente tem interesse em continuar à frente do banco, mas não obteve retorno até o momento.

Regras do banco

De acordo com as normas do NDB, cada país membro do Brics indica o presidente da instituição para mandatos de cinco anos. Com o próximo mandato destinado à Rússia, surge a possibilidade de manter Dilma na presidência do banco.

Papel do NDB

O Novo Banco de Desenvolvimento financia cerca de 100 projetos que totalizam aproximadamente US$ 33 bilhões. A instituição desempenha um papel crucial na estratégia de ampliação dos investimentos nos países do bloco e do Sul Global.

Na última cúpula do Brics, Dilma Rousseff foi acolhida por Vladimir Putin e defendeu a expansão do grupo, bem como a utilização de moedas locais para o financiamento de projetos nos países membros.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok