Quatro jogadoras do River Plate têm prisão preventiva decretada por injúria racial
Quatro jogadoras do River Plate foram detidas em flagrante por injúria racial durante uma partida contra o Grêmio, em São Paulo, na última sexta-feira (20). Após audiência de custódia realizada nesta segunda (23), a prisão das atletas argentinas foi convertida em preventiva. De acordo com informações da Agência Reuters, a justiça brasileira determinou a medida para evitar que as jogadoras deixassem o Brasil, e atualmente, as atletas Candela Díaz, Camila Duarte, Juana Cangaro e Milagros Diaz permanecem presas na penitenciária de São Paulo, Carandiru.
Confusão originada por gestos racistas
A detenção das jogadoras ocorreu após uma confusão generalizada em campo, desencadeada por gestos racistas feitos por Candela Díaz, do River Plate, durante a partida contra o Grêmio. Os gestos ocorreram quando o Grêmio empatou em 1 a 1 com o River Plate, aos 40 minutos do primeiro tempo, no Estádio do Canindé. Vídeos divulgados em redes sociais mostram o momento em que Candela Díaz imita um macaco em direção a um dos gandulas da partida, gerando reações das jogadoras do Grêmio. Posteriormente, conforme nota de repúdio emitida pelo Tricolor gaúcho, as jogadoras do Grêmio também foram alvo de insultos racistas.
“Ao defender o gandula, as Gurias Gremistas também foram vítimas de palavras e gestos racistas. Lamentamos profundamente o episódio e nos solidarizamos com o gandula e as atletas que foram agredidas de maneira inadmissível e intolerável”, declarou o Grêmio em nota.
A Agência Brasil tentou contato com a advogada das jogadoras argentinas, Thaís Sankari, porém não obteve resposta até o momento da publicação desta reportagem.
Exclusão do River Plate do torneio Ladies Cup
Como consequência do incidente, o River Plate foi excluído do torneio e das próximas duas edições da Ladies Cup, competição que encerrou a temporada do futebol feminino no país. Os organizadores do Ladies Cup classificaram os acontecimentos como “lastimáveis” e repudiaram os insultos racistas, conforme nota oficial divulgada.
“A organização reforça o posicionamento antirracista e reafirma que jamais irá tolerar casos dessa natureza”, destacou o comunicado.
O River Plate também emitiu uma nota oficial condenando o ocorrido e manifestando repúdio aos gestos discriminatórios que ocorreram durante a partida com o Grêmio na Brasil Ladies Cup 2024. O clube comunicou que está tomando medidas disciplinares e continuará trabalhando para eliminar esse tipo de comportamento.
Grêmio é campeão da Ladies Cup
No domingo (22), o Grêmio sagrou-se campeão da Ladies Cup ao derrotar o Bahia nos pênaltis. O jogo foi marcado pela atuação das goleiras Vivi e Yanne, com destaque para três defesas decisivas. Após empate no tempo regulamentar, as tricolores do sul venceram por 2 a 1 nas penalidades, garantindo o título pela primeira vez e orgulhando a técnica Thaissan Passos.
* Com informações da Reuters e colaboração do repórter Lincoln Chaves, da TV Brasil
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









