
Bolsonaro recebeu mais de 9 mil presentes enquanto esteve à frente da Presidência
Entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022, Jair Bolsonaro recebeu um total de 9.158 presentes, catalogados pelo assessor Marcelo Câmara. Dentre os itens recebidos, destacam-se camisas e camisetas, com um total de 2.274 peças, entre camisas de futebol, polos e sociais.
Inventário obtido pelo Estadão revela presente inusitados
O inventário de encerramento e entrega do acervo privado presidencial foi obtido pelo Estadão e citado no inquérito que levou ao indiciamento do ex-presidente pela Polícia Federal. O documento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal no âmbito da investigação das joias sauditas, caso instaurado após a revelação do Estadão de que tais joias haviam sido omitidas da Receita Federal.
Itens curiosos na lista de presentes
Além dos presentes comuns, como bonés, canecas e bandeiras, o inventário revelou objetos curiosos, como uma palmatória e um ovo de avestruz pintado. Bolsonaro também recebeu 245 máscaras de proteção, apesar de ter sido reticente em usá-las durante a pandemia de coronavírus. Não só isso, o ex-presidente foi presenteado com facas, canivetes, joias de alto valor, entre outros itens peculiares.
Items recebidos de regiões específicas e etnias
Presentes relacionados ao preparo do chimarrão, adereços indígenas e artesanatos também estão presentes na lista de presentes recebidos por Bolsonaro. Há itens específicos de diversas origens, como um ovo de avestruz pintado e um acessório religioso judaico.
Destaque para as joias e relógios entre os presentes
A lista de presentes inclui relógios, joias, colares e pulseiras, supostamente desviados em favor do ex-presidente. Bolsonaro e 11 aliados foram indiciados por crimes como peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Dentre os objetos de valor, um relógio Rolex foi vendido por US$ 68 mil, junto com outro da marca Patek Philippe.
O inventário de 1.126 páginas traz detalhes sobre a conservação dos objetos, com a maioria descrita como em bom estado. No entanto, alguns itens, como um relógio confeccionado em disco de vinil, foram considerados em estado sofrível.
Menção à esposa de Bolsonaro nos presentes
Dentre os presentes recebidos, 46 itens fazem menção à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com quadros, placas, canecas e outros objetos com sua imagem ou nome. A lista revela a diversidade e peculiaridade dos presentes recebidos pelo ex-presidente ao longo de seu mandato.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









