Pré-inscrição automática no Enem para estudantes da rede pública

Ministro da Educação anuncia novidades para os concluintes do ensino médio em 2025

No ano de 2025, os estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas terão uma facilidade a mais ao se inscreverem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) daquele ano. A novidade foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, por meio de suas redes sociais. A medida visa estimular a participação dos alunos do 3º ano e facilitar o processo de inscrição para o exame.

Para garantir essa facilidade, os concluintes do ensino médio em escolas públicas terão a pré-inscrição garantida na edição do Enem de 2025. Além disso, os matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas terão isenção da taxa de inscrição no exame nacional, o que representa um benefício importante para esses estudantes.

Certificação do ensino médio

O ministro Camilo Santana também anunciou que participantes do Enem com mais de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica poderão obter a certificação no ensino médio. Até o ano de 2016, o Enem permitia a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio, desde que os participantes atingissem determinadas pontuações mínimas nas provas. No entanto, a partir de 2017, o exame passou a ser utilizado apenas como prova de seleção para o ensino superior.

Para suprir essa demanda, o governo federal adotou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) como prova oficial para atestar os conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Com um bom desempenho no Encceja, os participantes conseguem obter a certificação desejada.

Edital em edição extra

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que todas as novidades referentes ao Enem de 2025, incluindo detalhes sobre o valor da taxa de inscrição e formas de pagamento, serão divulgadas em um edital próprio. Este edital está previsto para ser publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta-feira (23).

As inscrições para o Enem de 2025 iniciarão oficialmente na próxima segunda-feira (26) e se estenderão até o dia 6 de junho. Os interessados em participar do exame devem realizar a inscrição exclusivamente na Página do Participante, conforme orientações disponibilizadas pelo Inep.

Com essas medidas, o Ministério da Educação busca promover a inclusão e a participação dos estudantes do ensino médio, facilitando o acesso a oportunidades educacionais e de certificação acadêmica. Acompanhe as redes sociais do MEC para mais informações e atualizações sobre o Enem de 2025.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok