Porsche chega à Penitenciária de Tremembé; conheça o ‘presídio dos famosos’

Fernando Sastre de Andrade Filho ingressa na Penitenciária II de Tremembé

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, motorista do Porsche envolvido no acidente que resultou na morte do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, deu entrada na Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada deste sábado, 11, por volta de 0h45. A transferência ocorreu após decisão da 5.ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na terça-feira, 7, que acatou o pedido da defesa do empresário, no entanto, negando a solicitação de liberdade.

Indiciado e apresentação à Polícia

Andrade Filho, indiciado por homicídio doloso, lesão corporal e fuga do local de acidente, se apresentou à Polícia na segunda-feira, 6, após três dias foragido. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, ele deu entrada no Centro de Detenção Provisória II de Guarulhos às 19h05 de terça-feira. Condenados em casos de grande repercussão nacional geralmente são encaminhados para a Penitenciária de Tremembé, que apesar de não ser de segurança máxima, é considerado um modelo para outras unidades.

Localização e capacidade da penitenciária

Localizada no município homônimo, no Vale do Paraíba, a Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, conhecida como Tremembé II, foi inaugurada em 1955 e possui uma área de 8,4 mil metros quadrados. Com capacidade para 348 pessoas, atualmente abriga 287 internos em regime fechado. Além disso, possui uma ala de progressão com 124 presos do regime semiaberto, espaço para prisões civis, e é também o local de encarceramento de ex-policiais e ex-agentes penitenciários condenados.

Criminosos famosos em Tremembé

O complexo prisional de Tremembé já abrigou criminosos conhecidos como Suzane von Richthofen, os irmãos Cravinhos, Anna Carolina Jatobá, Alexandre Nardoni, Elize Matsunaga, Gil Rugai, Mizael Bispo, Roger Abdelmassih, Lindemberg Alves, Robinho, Edinho, entre outros. Essas personalidades ilustres cumpriram ou cumprem pena no local por diferentes crimes, desde homicídio até estupro e tráfico de drogas.

Relembre o caso envolvendo Fernando Sastre de Andrade Filho

O acidente que resultou na morte do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana ocorreu na madrugada do domingo de Páscoa, 31 de março, na Avenida Salim Farah Maluf, em São Paulo. Dirigindo a uma velocidade três vezes superior ao limite da via, Andrade Filho colidiu seu Porsche na traseira do veículo de Viana. Após o acidente, ainda na presença dos policiais, ele deixou o local com a ajuda da mãe, que alegou que o levaria ao hospital. No entanto, o empresário se apresentou na delegacia quase 40 horas depois da ocorrência, no dia 1º de abril. A sindicância da Polícia Militar apontou falhas dos agentes no atendimento.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok