Polícia do Rio combate quadrilha que enganava idosos

Polícia Civil do Rio de Janeiro desmantela quadrilha que aplicava golpes em idosos do INSS

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (25), uma operação contra uma organização criminosa especializada em aplicar golpes financeiros contra idosos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Mandados cumpridos em diversos bairros do Rio de Janeiro

Agentes da 26ª delegacia policial (Todos os Santos) cumpriram mandados de busca e apreensão nos bairros de Campo Grande, Bangu e Realengo, na zona oeste, e em Irajá, na zona norte. Além disso, promoveram o sequestro de bens dos integrantes da quadrilha.

Modus operandi da quadrilha

As investigações revelaram como os criminosos praticavam a fraude. Eles ofereciam cestas básicas às vítimas, sob o pretexto de auxílio social, mas com a intenção de ludibriar os idosos. No momento da entrega, os autores tiravam selfies com os idosos e, de posse de seus dados pessoais e imagens, abriam contas bancárias virtuais, contratavam empréstimos consignados em nome dos segurados, comprometendo diretamente os benefícios previdenciários destes. Mais de 100 vítimas foram identificadas pela polícia após terem caído no golpe da quadrilha, que agia sempre da mesma forma.

Após a contratação dos empréstimos, os valores eram pulverizados em diversas contas bancárias e, posteriormente, transferidos ao líder da organização criminosa, que se apresentava nas redes sociais como day trader (especulador do dia) e é proprietário de duas lojas comerciais. Segundo as investigações, o comércio era usado para lavagem de dinheiro das práticas criminosas.

Objetivo da operação

O objetivo da ação foi interromper as atividades criminosas do grupo, além de enfraquecer a estrutura financeira do grupo, por meio do sequestro de bens adquiridos com recursos ilícitos.


1750896683 268 ebc

Em nota, o INSS diz que não se manifesta sobre operações policiais em andamento para não atrapalhar o curso das investigações. O Instituto informa ainda que trabalha permanentemente em conjunto com a Força-Tarefa Previdenciária e participa, desde a fase inicial, no levantamento de indícios de irregularidades que, em seguida, serão investigados pela Polícia Federal e denunciados pelo Ministério Público Federal.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok