
A Petrobras lança licitação para compra de oito navios gaseiros
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, o lançamento de uma licitação para a compra de oito navios gaseiros. Essa é a segunda licitação do Programa de Renovação e Ampliação de Frota, que prevê a aquisição de cinco navios gaseiros do tipo pressurizado para transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) e três navios do tipo semirrefrigerado capazes de transportar GLP e amônia.
De acordo com a Petrobras, a licitação é pública e internacional, com dois lotes distintos (um para os pressurizados e outro para os semirrefrigerados). Um mesmo estaleiro ou consórcio não poderá participar da concorrência nos dois lotes.
Os navios pressurizados terão capacidades variadas, com três capazes de transportar sete milhões de litros e dois com capacidade para 14 milhões de litros. Já os semirrefrigerados poderão transportar até 10 milhões de litros.
Com essa contratação, a frota de navios gaseiros da Transpetro será ampliada de seis para 14, aumentando a capacidade de transporte de 36 milhões para até 108 milhões de litros.
Além disso, os novos gaseiros serão até 20% mais eficientes em termos de consumo e poderão operar em portos eletrificados, o que contribuirá para uma redução de 30% nas emissões de gases do efeito estufa, segundo a Petrobras.
O Programa de Renovação e Ampliação da Frota faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e já contratou, em janeiro deste ano, quatro navios da classe handy. A estatal também planeja contratar mais 20 novas embarcações, incluindo embarcações de apoio e resposta a emergências, inspeção e intervenções em sistemas submarinos, além de embarcações para ancoragem de plataformas.
A Petrobras também assinará protocolos de intenção para viabilizar o reaproveitamento de plataformas que serão desmobilizadas, com a previsão de desmobilização de até dez plataformas até 2029.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok