Novo sistema Defesa Civil Alerta para prevenir desastres

Novo projeto-piloto do Defesa Civil Alerta moderniza sistemas de alerta à população

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) apresentou nesta quarta-feira (7) o novo projeto-piloto do Defesa Civil Alerta. Desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e quatro operadoras que atuam no país, o sistema visa modernizar os alertas para a população em caso de desastres provocados por eventos climáticos.

A plataforma inovadora emitirá avisos em situações como deslizamentos de terra, tempestades, ventos fortes, chuvas de granizo e enchentes, entre outros eventos climáticos que representam riscos para a população.

Testes do novo sistema em 11 municípios brasileiros

Nos próximos 30 dias, onze cidades selecionadas pelo MIDR receberão o novo sistema em caráter experimental. Os resultados obtidos nesse período serão observados para possíveis ajustes e melhorias. As cidades escolhidas para os primeiros testes são:

  • Roca Sales e Muçum (RS)
  • Blumenau e Gaspar (SC)
  • Morretes e União da Vitória (PR)
  • São Sebastião (SP)
  • Cachoeiro do Itapemirim (ES)
  • Indianópolis (MG)
  • Petrópolis e Angra dos Reis (RJ)

O novo sistema Defesa Civil Alerta: tecnologia e funcionalidades

O sistema criado pelo governo utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas através de um aviso sonoro, que se sobrepõe a qualquer conteúdo em execução e é acionado mesmo em dispositivos em modo silencioso. As mensagens de alerta são direcionadas para moradores de áreas de risco sem necessidade de cadastro prévio.

Com dois níveis de alerta, severo e extremo, o sistema não cobra tarifas pela emissão das mensagens. Os conteúdos dos alertas são de responsabilidade dos órgãos estaduais de defesa civil. Celulares compatíveis com 4G ou 5G que possuem suporte ao Cell Broadcast recebem os avisos, sendo que modelos lançados antes de 2020 podem não ser compatíveis.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional ressalta que qualquer município pode solicitar a implementação do sistema, sendo o único pré-requisito estar preparado para receber esse serviço essencial.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok