
Novo leilão de arroz importado: edital deve ser lançado em até dez dias
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anunciou que o edital do novo leilão de arroz importado deve ser divulgado dentro do prazo de uma semana até dez dias. A declaração foi feita após uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sem dar mais detalhes sobre a concorrência.
Nova abordagem após cancelamento do leilão anterior
No dia 11 de junho, o governo cancelou a compra de 263,3 mil toneladas de arroz importado devido à constatação de que a maioria das empresas vencedoras não possuía capacidade financeira para cumprir os contratos. Como medida para evitar problemas semelhantes, o novo edital contará com a participação da Controladoria-Geral da União (CGU), da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Receita Federal para análise prévia das empresas participantes.
Conflitos de interesses marcam o leilão cancelado
O leilão anterior foi envolto em polêmicas, culminando na renúncia do secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller. Surgiram suspeitas de conflito de interesses devido a indicações diretas e relações comerciais entre envolvidos. O novo processo visa maior transparência e garantia de idoneidade entre os participantes.
Abastecimento e estabilização de preços
O objetivo da importação do arroz é assegurar o abastecimento e estabilizar os preços no mercado interno. Após as inundações no Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio, os preços do produto tiveram um aumento médio de 14%, chegando a 100% em algumas regiões. O estado é responsável por aproximadamente 70% do arroz consumido no país.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









