Nova IA do Google lidera previsão do tempo

DeepMind, laboratório de IA da Google, apresenta o GenCast

O laboratório de inteligência artificial (IA) DeepMind, da Google, lançou um novo modelo que já é considerado o melhor na sua categoria. O GenCast é uma plataforma de probabilidade com resultados impressionantes em previsão do tempo e identificação de fenômenos climáticos.

De acordo com o anúncio da DeepMind, a IA é capaz de fornecer a probabilidade de determinadas condições com até 15 dias de antecedência, superando a precisão do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo, uma entidade renomada na área.

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico

O GenCast possui a capacidade de fazer uma previsão de 15 dias em apenas 8 minutos. A Google planeja disponibilizar todo o código do modelo para a comunidade de meteorologia, a fim de incentivar o desenvolvimento de novos sistemas baseados no GenCast.

O que o GenCast faz de diferente?

O diferencial do novo sistema está na maneira como fornece os resultados. Em vez de uma única estimativa para o clima, o GenCast trabalha com a probabilidade de 50 ou mais cenários simultâneos, oferecendo a estimativa de cada acontecimento. Os elementos calculados incluem temperatura, velocidade do vento e pressão em diferentes altitudes.

O modelo utiliza dados atualizados do clima e eventos passados para identificar padrões e mudanças sazonais. Ao receber uma solicitação, ele compara parâmetros aleatórios com resultados anteriores para gerar a probabilidade.

O GenCast usa probabilidade e dados antigos para calcular até a possível trajetória de um ciclone. (Imagem: DeepMind/Reprodução)

Além de prever as condições climáticas diárias, o GenCast também é capaz de prever fenômenos climáticos extremos, como ciclones e tempestades. Esses alertas são essenciais para que governos possam se preparar, alocar recursos e alertar a população sobre possíveis problemas.

Além da previsão do tempo para prevenção de desastres naturais, os dados do GenCast podem ser úteis para o setor energético, como para calcular o funcionamento de turbinas eólicas com base nos ventos de um determinado período. A Google planeja colaborar com profissionais da meteorologia para aprimorar o modelo e encontrar aplicações práticas para essa tecnologia.

Fonte: Tecmundo

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok