
Alexandre de Moraes nega pedido de anulação de delação de ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (17) negar o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para anular o acordo de delação premiada de seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid.
Esse pedido foi feito após a revista Veja publicar que Cid teria mentido em seu depoimento ao Supremo, na semana passada, no âmbito da ação penal da trama golpista, na qual é réu.
Decisão de Moraes
Na decisão, o ministro Moraes avaliou que o momento processual não era oportuno para analisar a anulação do acordo. Ele também ressaltou que esse pedido já havia sido negado em outras ocasiões durante a tramitação do processo.
“Dessa maneira, o atual momento processual é absolutamente inadequado para pedidos protelatórios, caracterizados por repetição de pedidos indeferidos anteriormente”, afirmou Moraes.
Segundo a defesa de Bolsonaro, Mauro Cid teria violado as cláusulas de sigilo do acordo firmado com a Polícia Federal (PF) durante as investigações da trama golpista.
No depoimento prestado no STF na semana passada, Cid foi questionado pela defesa do ex-presidente sobre perfis no Instagram associados ao nome de sua esposa, Gabriela Cid. Ele afirmou não saber se esses perfis pertenciam à sua esposa e negou ter usado redes sociais para se comunicar com outros investigados.
Os advogados de Bolsonaro levantaram a suspeita de que Cid teria utilizado esse perfil para vazar informações de seus depoimentos de delação, o que poderia resultar na anulação dos benefícios do acordo, como a possibilidade de responder ao processo em liberdade, de acordo com as cláusulas do acordo.
Posicionamento da defesa de Mauro Cid
Após a publicação da reportagem, a defesa de Mauro Cid refutou as alegações da revista Veja e solicitou uma investigação sobre a autoria dos perfis mencionados.
“Esse perfil não é e nunca foi utilizado por Mauro Cid, pois, ainda que seja coincidente com nome de sua esposa (Gabriela), com ela não guarda qualquer relação”, afirmou a defesa.
É importante ressaltar que a defesa de Mauro Cid nega veementemente as acusações e reitera a sua inocência em relação às alegações de violação do sigilo do acordo de delação premiada.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok