Moraes investiga Zambelli por coação e obstrução

Ministro do STF determina abertura de inquérito contra deputada Carla Zambelli

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (4) abrir um inquérito para investigar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação.

Investigação e declarações polêmicas

A decisão de Moraes foi motivada após declarações da parlamentar durante uma entrevista, onde afirmou que pretende permanecer nos Estados Unidos e solicitar asilo político ao governo do presidente Donald Trump.

No entendimento do ministro, Zambelli estaria seguindo o mesmo padrão de conduta adotado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a prática de ações ilícitas. Eduardo Bolsonaro também está nos Estados Unidos e é alvo de um inquérito por suposta incitação do governo norte-americano contra autoridades brasileiras.

Medidas determinadas

Além de abrir o inquérito, Alexandre de Moraes determinou que a deputada preste depoimento à Polícia Federal em até 10 dias, podendo ser de forma escrita. O ministro também solicitou ao Banco Central a lista de pessoas que realizaram transferências de valores via PIX para Carla Zambelli, que promoveu uma arrecadação online após sua condenação pelo STF.

Anteriormente, Moraes havia decretado a prisão da deputada, incluído seu nome na lista de procurados da Interpol e determinado a suspensão de suas redes sociais.

Justificativas e destino

Em uma entrevista concedida a uma rádio do interior de São Paulo, Zambelli alegou que deixou o Brasil para realizar tratamento de saúde e que planeja solicitar licença do mandato. Atualmente nos Estados Unidos, a deputada afirmou que pretende se deslocar para a Itália devido à sua cidadania italiana.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo a prisão de Carla Zambelli, alegando que ela teria fugido do Brasil para evitar o cumprimento de sua condenação.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok