Moraes autoriza transferência de investigados no inquérito do golpe

Autorizada transferência de militares investigados por tentativa de golpe para Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização nesta segunda-feira (2) para a transferência do general da reserva do Exército Mário Fernandes e do major Rodrigo Bezerra de Azevedo para Brasília. Os militares são alvos de investigações no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e foram detidos no mês passado, no Rio de Janeiro, durante a Operação Contragolpe, realizada pela Polícia Federal (PF).

Investigação e prisão

Em Brasília, Mário Fernandes e Rodrigo Bezerra ficarão detidos nas instalações do Comando Militar do Planalto (CMP) e terão permissão para receber visitas de suas respectivas esposas, filhos e advogados. Qualquer outra visita deverá ser previamente autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes. Enquanto Mário Fernandes foi indiciado pela PF no inquérito do golpe, Rodrigo Bezerra permanece como investigado e ainda não foi formalmente acusado.

Desdobramentos e envio de relatório

Na semana anterior, o ministro Alexandre de Moraes levantou o sigilo do inquérito que resultou no indiciamento de Jair Bolsonaro e outros envolvidos na suposta tentativa de golpe, encaminhando o processo para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Com a chegada do relatório da Polícia Federal, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá a responsabilidade de decidir se o ex-presidente e os demais acusados serão denunciados ao Supremo Tribunal Federal pelas acusações feitas pelos investigadores.

Eventual denúncia e recesso no STF

Em razão do período de recesso de fim de ano no STF, caso haja uma denúncia, ela só deverá ser apresentada à Corte em 2025. O recesso tem início em 20 de dezembro e se estende até 1º de fevereiro do ano seguinte. Durante esse período, as atividades jurídicas e administrativas do Supremo são interrompidas, aguardando a retomada das atividades regulares.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok