Mistura de biodiesel no diesel permanece em 14% para conter inflação


Conselho Nacional de Política Energética decide manter percentual de biodiesel em 14%

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu nesta terça-feira (18) que o percentual de biodiesel misturado ao óleo diesel permanecerá em 14%. A medida tem o objetivo de conter a alta no preço dos alimentos, evitando um aumento que ocorreria caso a mistura fosse elevada para 15% a partir de 1º de março.

Impacto no preço dos alimentos e no transporte de cargas

A maioria do biodiesel produzido no Brasil tem origem na soja, um produto amplamente exportado e pouco consumido internamente. A manutenção do teor de 14% de biodiesel na mistura ajuda a segurar o preço dos alimentos, uma vez que um aumento para 15% encareceria o combustível utilizado no transporte de cargas, impactando diretamente no valor dos alimentos. Atualmente, o óleo diesel representa 35% do custo do frete.

Declaração do Ministro de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou a importância de priorizar o preço dos alimentos no país. Em nota, ele afirmou: “Considerando a necessidade de buscarmos todos os mecanismos para que o preço seja mais barato na gôndola do supermercado, mantemos a mistura em B14 até que tenhamos resultados no preço dos alimentos da população, já que boa parte da produção do biodiesel vem da soja”.

Biodiesel: sustentabilidade e custo

Apesar de ser considerado um combustível menos poluente e renovável, o biodiesel é mais caro que o diesel fóssil. Quanto maior o teor de biodiesel na mistura, maior é o preço final na bomba de combustível. Caso o percentual de mistura fosse elevado, o diesel teria o segundo aumento em um mês, após a Petrobras ter reajustado o preço do combustível para as distribuidoras no final de janeiro.

Lei Combustível do Futuro e obrigatoriedade da adição de biodiesel

A Lei Combustível do Futuro, sancionada em outubro de 2024, estabelece que a parcela de biodiesel na mistura varie entre 13% e 25%. No entanto, a adição de biodiesel ao diesel fóssil é obrigatória desde 2008, como parte da política nacional para reduzir a poluição gerada pelo transporte de cargas.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok