
A projeção de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) do país em 2025 foi revisada para baixo pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Segundo a SPE, a estimativa agora é de um crescimento de 2,3%, menor do que a previsão anterior de 2,5% feita em novembro. A redução está relacionada à elevação dos juros, à desaceleração da atividade econômica no último trimestre de 2024 e ao cenário externo.
A subsecretária de Política Macroeconômica, Raquel Nadal, destacou que a projeção considera a melhora nos resultados do setor agropecuário devido às boas perspectivas para a safra de 2025. Por outro lado, a indústria e os serviços devem ter um desempenho mais fraco, com a indústria projetada para crescer 2,2% e os serviços para crescer 1,9%.
A incerteza em relação aos impactos da política comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também foi mencionada. O secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, ressaltou que ainda é cedo para prever os efeitos disso no crescimento brasileiro e que, por enquanto, apenas impactos setoriais podem ser identificados.
Essas projeções podem ser alteradas conforme novos acontecimentos e análises do cenário econômico.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok