Microsoft cria IA 4x superior a médicos para casos complexos

Microsoft revela sistema de inteligência artificial para diagnósticos médicos

A Microsoft revelou nesta segunda-feira (30) um sistema de inteligência artificial capaz de dar diagnósticos para doenças complexas. De acordo com a empresa, a ferramenta é até quatro vezes mais eficiente que médicos.

Sistema de inteligência artificial inovador

O Microsoft AI Diagnostic Orchestrator (MAI-DxO) ainda não está disponível ao público, mas funciona ao selecionar uma das versões de cinco grandes modelos de linguagem: GPT, Llama, Claude, Gemini, Grok e DeepSeek.

Após a integração, ele simula um painel de médicos que colaboram entre si por meio de agentes virtuais. Esses agentes são responsáveis por criar hipóteses e indicar exames para os pacientes, contribuindo para um diagnóstico preciso.

O MAI-DxO realiza uma análise conversacional em busca de sintomas e do perfil do paciente. Por exemplo, no caso de um paciente com tosse e febre, ele pode sugerir que um médico solicite exames de sangue e radiografias de tórax antes de confirmar um diagnóstico de pneumonia.

Resultados e testes

O sistema foi testado com sucesso a partir de 304 casos complexos apresentados na revista científica New England Journal of Medicine (NEJM), que fornece registros detalhados em suas edições semanais.

Segundo a Microsoft, o sistema apresentou os melhores resultados ao ser testado com o o3, da OpenAI, acertando 85,5% dos diagnósticos indicados na revista científica.

Em comparação, 21 médicos convidados pela Microsoft acertaram apenas 20% dos casos. O grupo inclui clínicos gerais dos Estados Unidos e do Reino Unido com entre 5 e 20 anos de experiência.

Aliado contra custos altos em saúde

Para a Microsoft, a nova ferramenta é uma aliada mais eficiente que modelos de inteligência artificial individuais e pode ser útil à medida em que os custos com saúde aumentam, criando barreiras para bilhões de pessoas.

Além do diagnóstico, o MAI-DxO foi desenvolvido para operar dentro de restrições de orçamento, visando reduzir custos desnecessários com saúde.

“Sem essas restrições, um sistema de IA poderia solicitar todos os testes possíveis, independentemente do custo, do desconforto do paciente ou dos atrasos no atendimento”, explicou a Microsoft.

A Microsoft ressaltou que seu método pode remodelar a área da saúde, já que o sistema de inteligência artificial consegue combinar amplitude e profundidade de conhecimento de uma forma que nenhum médico humano é capaz.

A empresa reconheceu a necessidade de testar o novo sistema em casos mais comuns, não apenas em condições complexas, e ressaltou a importância de evidências extraídas de ambientes clínicos reais, juntamente com governança e estruturas regulatórias adequadas para garantir confiabilidade, segurança e eficácia.

Fonte: G1

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok