Meta encerra monitoramento de fake news no Face e Insta. Motivo revelado.

Meta encerra CrowdTangle, ferramenta essencial para rastreamento de desinformação

De acordo com o que foi previsto para 2022, a Meta decidiu encerrar o CrowdTangle nesta quarta-feira (14). Para muitos pesquisadores, políticos e reguladores, a ferramenta era fundamental para rastrear a disseminação de desinformação no Facebook e no Instagram.

CrowdTangle: uma importante ferramenta de monitoramento

O CrowdTangle, fundado em 2011 por Brandon Silverman e Matt Garmun, era essencial para conferir métricas de engajamento de conteúdo online. A plataforma foi adquirida pela Meta (anteriormente Facebook) em 2016.

O CrowdTangle teve várias funções limitadas ao longo dos anos, e agora é substituído por um outro serviço da Meta. (Imagem: Getty Images)

Substituição do CrowdTangle pela Meta

A Meta decidiu substituir o CrowdTangle pelo Meta Content Library. De acordo com uma porta-voz da empresa, a nova ferramenta é mais compreensiva e oferece informações mais claras sobre a circulação de conteúdo nas plataformas da empresa.

Para ter acesso ao Content Library, os interessados devem se candidatar para o programa. O acesso é mais limitado do que era no CrowdTangle, sendo necessário que os pesquisadores sejam acadêmicos qualificados ou façam parte de instituições sem fins lucrativos voltadas para pesquisas de interesse público.

Usuários apontam limitações do Content Library

Apesar de ser um importante avanço, muitos usuários atuais da plataforma acreditam que o Content Library ainda não é suficiente para suprir as lacunas deixadas pelo fim do CrowdTangle. A ferramenta é vista como um importante aprimoramento, porém não atende completamente às necessidades dos usuários.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok