
Comandante da Marinha pede dispensa de depoimento sobre trama golpista
O comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para ser dispensado de prestar depoimento como testemunha na ação penal relacionada à suposta trama golpista durante o governo de Jair Bolsonaro.
Dispensa solicitada
Olsen foi indicado como testemunha de defesa do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, um dos oito réus na ação penal que tem como alvo o núcleo central do golpe, composto pelas lideranças do complô, de acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
O ministro Moraes concedeu um prazo de 24 horas para a defesa de Garnier responder se dispensa a oitiva da testemunha. A audiência para ouvir Olsen está agendada para as 15h desta sexta-feira (23). Mesmo que os advogados não abram mão da oitiva, a decisão final será tomada por Moraes.
Pedido de dispensa
Os advogados da União que representam Olsen alegaram no pedido de dispensa que o comandante da Marinha “desconhece os fatos objeto de apreciação na presente ação penal, motivo pelo qual requer o indeferimento da sua oitiva na qualidade de testemunha”.
Na denúncia, Garnier foi acusado pela PGR de ter aderido ao plano golpista liderado por Bolsonaro, colocando suas tropas à disposição, conforme depoimento do ex-comandante da Aeronáutica Carlos Almeida Baptista Júnior.
Estratégia de defesa
No período dos fatos investigados, entre novembro e dezembro de 2022, Olsen ocupava o cargo de comandante de Operações Navais. Qualquer mobilização de tropas da Marinha teria que passar por ele obrigatoriamente. A defesa de Garnier busca demonstrar que isso não ocorreu.
Assim como os demais réus na mesma ação penal, Garnier responde por cinco crimes perante o Supremo: organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok