
Presidente Lula cobra reparação da Vale em evento em Belo Horizonte
Durante evento em Belo Horizonte nesta sexta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou da mineradora Vale reparação pelos danos causados pelo rompimento de barragens em Brumadinho (MG), em 2019, e em Mariana (MG), em 2015.
Cobranças e críticas
“Conheço a Mina do Vale do Rio Doce. Quero visitar porque quero ver o estrago que a Vale fez na cidade de Brumadinho. Quero ver o que foi feito em Mariana. O estrago que fez no rio, se vai recuperar. A Vale está muito quietinha e ela sabe que tem que pagar”, disse o presidente em seu discurso.
Mais cedo, em entrevista ao jornal mineiro O Tempo, Lula já havia criticado a mineradora. “Estou predisposto a negociar a dívida da Vale. Não com Minas Gerais. A dívida do povo da região, que foi solapada pelas barragens”.
“Aquele povo tem que receber as suas casas. Aquele povo tem que receber indenização. O rio tem que ser recuperado. E a Vale está lá, com o dinheiro aplicado, sem querer pagar. Vamos fazer acordo para que a Vale pague essa dívida e a gente zere os nossos problemas em Minas Gerais.”
Negociação em andamento
O presidente também revelou ter cobrado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informações sobre o acordo da Vale. Segundo Lula, o ministro informou que o acordo está 90% resolvido e que será apresentado nas próximas semanas para que seja finalizado.
Recuperação e indenização
Lula ressaltou a importância da recuperação das áreas afetadas e da indenização para as vítimas dos desastres. As cobranças públicas demonstram a preocupação do presidente com a situação e a determinação em garantir que a Vale cumpra suas responsabilidades frente aos danos causados.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









