Lula articula votações com articuladores do Congresso

Presidente Lula se reúne com líderes do governo no Congresso Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma reunião seguida de almoço com os três líderes do governo no Congresso Nacional e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Comunicação Social) na última sexta-feira (19). O encontro teve como objetivo repassar a pauta de votações de interesse do governo no Legislativo e analisar o cenário político, em meio a uma elevação das tensões, principalmente entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o responsável pela articulação política do Planalto, Alexandre Padilha.

Reunião de rotina e balanço de votações

Na semana anterior, Lira insultou publicamente Padilha, e o presidente Lula chegou a dar uma declaração em defesa do auxiliar. Segundo o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), a reunião com Lula foi uma rotineira para apresentar um balanço das votações recentes e discutir questões de interesse do governo. Também estiveram presentes os senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líderes no Senado e Congresso, respectivamente.

Temas discutidos na reunião

Um dos assuntos abordados foi a extensão do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) até 2026, com limite de renúncia fiscal. Além disso, houve análise sobre os projetos de lei de regulamentação da reforma tributária, vetos presidenciais a serem discutidos no Congresso Nacional, incluindo a possível manutenção ou derrubada do veto de Lula ao projeto que restringe as saídas temporárias de presos e o veto que cortou R$ 5,6 bilhões de emendas parlamentares ao Orçamento deste ano.

Agenda legislativa no segundo semestre

Guimarães mencionou que o segundo semestre terá uma agenda legislativa reduzida devido às eleições municipais no país. Sobre a possibilidade de uma nova reunião entre Lula e Arthur Lira, o líder do governo na Câmara ressaltou a importância do diálogo, paciência e capacidade de articulação política para concluir as atividades do semestre.

Críticas à PEC do Quinquênio

O líder do governo na Câmara criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Quinquênio, que avançou no Senado. A medida estabelece um aumento contínuo nos salários de agentes públicos de carreiras jurídicas, provocando preocupações sobre possíveis impactos econômicos negativos.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok