Lula afirma que Maduro deve lidar com as consequênciasdos seus atos

Presidente Lula critica ações de Maduro e Ortega

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou suas opiniões sobre a situação política na Venezuela e Nicarágua em entrevista nesta sexta-feira. Lula afirmou que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, terá que arcar com as consequências de suas ações. Segundo ele, Maduro fez uma opção política que será julgada pelo tempo.

Posicionamento sobre as eleições na Venezuela

O líder brasileiro revelou que não reconhece a vitória de Maduro nem da oposição venezuelana, até que haja provas oficiais do resultado das eleições realizadas no mês anterior. Lula destacou que o Comitê Nacional Eleitoral da Venezuela deveria ter dado parecer sobre as atas, mas Maduro ignorou essa instância e recorreu diretamente à Suprema Corte. Ele enfatizou que é crucial que as eleições sejam transparentes e respeitadas, e que a atual situação exige a convocação de novas eleições para garantir a legitimidade do processo.

Relação com Daniel Ortega

O ex-presidente brasileiro também abordou sua relação com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, criticando as decisões recentes do líder nicaraguense. Lula revelou que Ortega tomou um rumo distante da colaboração há muito tempo, citando um episódio em que o Papa pediu a libertação de um bispo preso e Ortega se mostrou evasivo em sua resposta.

Além disso, Lula mencionou a expulsão do embaixador brasileiro da Nicarágua por parte de Ortega, após o embaixador não comparecer a um evento de comemoração da revolução sandinista. Em retaliação, o Brasil também solicitou que o embaixador nicaraguense deixasse o país, como forma de manter a reciprocidade diplomática entre as nações.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok