Lei estabelece 19 de novembro como Dia de Rei Pelé

O dia oficial do Rei Pelé: uma homenagem ao maior jogador de futebol de todos os tempos

O futebol brasileiro tem, a partir desta terça-feira (2), uma data oficial para celebrar aquele que é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, Pelé. A Lei nº 14.909, de 1º de julho de 2024 que institui o Dia do Rei Pelé, está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

19 de novembro: o dia escolhido para homenagear o Rei do Futebol

A lei sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determina o 19 de novembro como a data que marca a homenagem ao mais famoso camisa 10 da história do futebol mundial, falecido em dezembro de 2022. Nesse dia, em 1969, Pelé marcou o seu milésimo gol, na partida entre o Santos e o Vasco da Gama no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.

Expectativa pelo milésimo gol de Pelé

Em 19 de novembro de 1969, a expectativa pelos mil gols de Pelé era enorme. Torcedores de clubes de futebol do Brasil e também internacionais tinham suas atenções voltadas para o Maracanã. Toda a imprensa brasileira e jornalistas estrangeiros já haviam reservado os espaços no estádio para acompanhar de perto o feito inédito de um jogador de futebol atingir a marca dos mil gols. E esse jogador era Pelé, o Atleta do Século.

A marca dos 999 gols foi atingida dias antes, no jogo amistoso contra o Botafogo da Paraíba. Mas a expectativa da torcida pelo segundo gol de Pelé no jogo, e milésimo na carreira, acontecer em solo paraibano foi frustrada quando ele assumiu a função de goleiro após a lesão do titular da posição.

No dia 16 de novembro, a equipe santista voltava a jogar fora de São Paulo, em Salvador, contra o Bahia, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O jogo terminou empatado em 1 a 1, e Pelé não marcou.

Enfim, o gol histórico de Pelé

No dia 19 de novembro, mais de 65 mil pessoas estavam no Maracanã. Para o momento histórico, um esquema foi montado pelas emissoras de televisão, visando a cobertura do milésimo gol do Rei do Futebol. A partida entre Santos e Vasco teve como árbitro Manoel Amaro de Lima.

O Santos dominava o jogo, mas foi o Vasco que abriu o placar. O empate veio com um gol contra. O pênalti aconteceu aos 33 minutos, com Pelé sendo derrubado na área e convertendo a penalidade, marcando o seu milésimo gol. Diferentemente de suas comemorações anteriores, Pelé pegou a bola no fundo do gol e foi levantado por jornalistas.

No final, o maior camisa 10 de todos os tempos não exaltou seus feitos, mas fez um apelo às autoridades para lembrarem das pessoas carentes. Uma volta olímpica com a camisa 1000 marcou o encerramento desse capítulo inesquecível da história do futebol, do Maracanã e de Pelé.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok