
Justiça do Rio realiza mais de 1.400 audiências e sessões de julgamento de crimes contra a mulher
A Justiça do Rio está promovendo, até esta sexta-feira (14), um total de 1.449 audiências e 15 sessões de julgamento de crimes contra a mulher, todos relacionados à violência de gênero. Essa ação é conduzida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), com o objetivo de fortalecer as ações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) na garantia dos direitos e proteção às mulheres. A iniciativa visa proporcionar uma resposta mais rápida às vítimas, suas famílias e à sociedade, especialmente neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8 de março).
Panorama da Violência contra a Mulher
De acordo com dados do Panorama da Violência contra a Mulher, divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), em média, 22 mulheres são vítimas de violência por dia em todo o estado do Rio de Janeiro.
Justiça Pela Paz em Casa
O programa Justiça Pela Paz em Casa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que mobiliza os tribunais de todo o país com o propósito de fortalecer a efetividade da Lei Maria da Penha e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres.
Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRJ conta majoritariamente com mulheres em sua composição, sendo 13 dos 16 membros magistradas. O órgão participa ativamente com diversos projetos e ações voltados para o aprimoramento das políticas do Poder Judiciário no enfrentamento à violência contra as mulheres.
Declaração da Juíza Camila Rocha Guerin
Para a juíza Camila Rocha Guerin, coordenadora de Projetos Especiais da Coem, a Semana Justiça pela Paz em Casa vai além de apenas acelerar o andamento dos processos de violência doméstica. Segundo a magistrada, o programa representa uma oportunidade para promover a comunicação interinstitucional, implementar melhorias nos fluxos de atendimento e procedimentos, refletir sobre ações sociais construtivas e realizar capacitações.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok