José Roberto de Castro Neves eleito para a ABL

Academia Brasileira de Letras elege José Roberto de Castro Neves para cadeira 26

A Academia Brasileira de Letras (ABL) realizou nesta quinta-feira (29) a eleição do advogado e escritor José Roberto de Castro Neves para ocupar a cadeira 26, sucedendo a Marcos Vilaça, falecido em março deste ano.


1748559023 652 ebc

Eleição e trajetória

Com 27 votos, José Roberto de Castro Neves foi eleito, derrotando o escritor e editor Rodrigo Lacerda, que recebeu sete votos.

Castro Neves é professor de Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, é autor de 18 livros sobre história, literatura e direito, com um total de cerca de 200 mil exemplares vendidos.

Como os advogados salvaram o mundo, Medida por medida, Direito em Shakespeare, Os grandes julgamentos da História e Ozymandias são algumas das obras do novo imortal.

Reconhecimento e expectativas

“É um estudioso da língua portuguesa e tem livros que tratam da influência da literatura em diversos campos. Certamente, vai nos ajudar nesta fase em que estamos explorando a variedade da importância da língua portuguesa. José Roberto é uma pessoa indicada para nos ajudar a aprofundar estes estudos”, afirmou o presidente da ABL, Merval Pereira.

O acadêmico Carlos Nejar parabenizou a academia pela escolha de José Roberto Castro Neves, destacando suas contribuições como escritor, jurista e intérprete de Shakespeare. Nejar ressaltou ainda sua dedicação ao estudo da relação entre literatura e direito, prevendo que ele agregará à Casa de Machado de Assis.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok