João Fonseca vence em Wimbledon e avança à 3ª fase

João Fonseca faz história em Wimbledon

Entre tantas façanhas realizadas neste ano, o jovem tenista carioca João Fonseca, de 18 anos, conquistou mais uma proeza nesta quarta-feira (2) ao vencer a segunda partida seguida na chave de simples do Torneio de Wimbledon, em Londres, Inglaterra. Com a vitória sobre o norte-americano Jenson Brooksby por 3 sets a 1, Fonseca se tornou o mais jovem a garantir presença na terceira rodada da disputa masculina de simples nos últimos 14 anos. Ele está prestes a completar 19 anos, mas tem exatos 18 anos e 326 dias. Até então, o mais jovem a alcançar esse feito havia sido o australiano Bernard Tomic, aos 18 anos e 255 dias.

Além disso, o tenista carioca encerrou um jejum de quase 15 anos sem brasileiros do gênero masculino na terceira rodada do Grand Slam londrino, sendo o último o paulista Thomaz Bellucci.

Desempenho de João Fonseca em Wimbledon

O dia em Wimbledon começou com chuva, atrasando em quase duas horas o início das partidas no All England Club. No entanto, a espera não afetou o desempenho do brasileiro, número 54 do mundo, que garantiu a primeira parcial por 6/4 contra Brooksby, 51º no ranking. No set seguinte, Fonseca oscilou, permitindo a recuperação do norte-americano, que venceu por 7/5, empatando o jogo.

A igualdade no placar não abalou o brasileiro, que dominou o terceiro set, quebrando o serviço do adversário logo no primeiro game e fechando em 6/2. O quarto set foi mais acirrado, com Fonseca conseguindo uma quebra no quinto game, mas Brooksby empatou em 4 a 4. No entanto, o tenista carioca obteve outra quebra no game seguinte e fechou a parcial em 6/4, garantindo a vitória por 3 sets a 1 após 3 horas e 13 minutos de jogo.

“Jogo difícil, é um jogador muito esperto, ele joga muito bem na grama, fez uma final, já tinha o que esperar. Sabia que seria muito difícil. Muito feliz com a forma com que encarei a partida de hoje, cometendo poucos erros, sendo agressivo nos pontos importantes, tendo margem, muito feliz com a forma como encarei mentalmente. Focado em todos os pontos mesmo ali onde ele conseguiu jogar melhor no segundo set. Comecei muito bem no terceiro, então foi muito bom ter essa mentalidade”, analisou o brasileiro durante coletiva de imprensa após a partida.

João Fonseca volta à quadra na próxima sexta-feira (4) contra o chileno Nicolás Jarry, 143º no ranking, que venceu o jovem norte-americano Learner Tien por 3 sets a 0 nesta quarta-feira. O horário da partida será definido pelos organizadores de Wimbledon.

Bia Haddad Maia se despede da chave de simples

Contrariando as expectativas, a paulista Beatriz Haddad Maia, número 20 no ranking feminino, foi eliminada na segunda rodada de simples ao perder para a húngara Dalma Galfi por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9-7) e 6/1.

Bia voltará à quadra nesta quinta-feira (3), às 14h (horário de Brasília), para sua estreia na disputa de duplas femininas, ao lado da alemã Laura Siegemund. Campeãs do WTA 250 de Nottingham no piso de grama, elas enfrentarão as norte-americanas Hailey Baptiste e Caty McNally na primeira rodada.

Antes do jogo de Bia, a dupla da paulista Luisa Stefani com a húngara Timea Babos, campeãs do WTA 500 de Estrasburgo em maio, jogarão contra a dupla da romena Jaqueline Cristian e da belga Magali Kempen.

Duplas masculinas brasileiras avançam

Nesta quarta-feira, duas das cinco duplas com tenistas brasileiros estrearam em Wimbledon. A parceria do mineiro Marcelo Melo com o gaúcho Rafael Matos venceu de virada a dupla do compatriota Orlando Luz com o croata Ivan Dodig por 2 sets a 1. Na próxima rodada, enfrentarão os vencedores do duelo entre britânicos e a dupla cabeça de chave número 8.


Marcelo Melo e Rafael Matos avançam à segunda rodada em Wimbledon – Divulgação/ZDL Sports

O carioca Fernando Rombolli, em parceria com o australiano John-Patrick Smith, também venceu na estreia, derrotando os norte-americanos Mackenzie McDonald e Alex Michelsen por 2 sets a 0. Na próxima rodada, poderão enfrentar a dupla do compatriota Marcelo Demoliner com o argentino Guido Andreozzi.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok