
Instagram anuncia mudanças no algoritmo
O Instagram divulgou hoje (30) alterações significativas em seu algoritmo que terão impacto direto nas contas do tipo “copia e cola”, conhecidas por repostarem conteúdos. O objetivo é valorizar os perfis que compartilham conteúdos originais nas recomendações.
Penalidades para contas agregadoras de conteúdos
De acordo com o Instagram, o foco são as contas agregadoras de conteúdos, que baixam vídeos e/ou fotos de terceiros e os republicam em série sem autorização do criador original. Usuários que realizarem essa prática mais de 10 vezes em um intervalo de 30 dias serão penalizados.
Os perfis flagrados pelo algoritmo repostando acima do limite não serão recomendados no feed principal e na seção Explorar durante 30 dias, como explicou a Meta. Além disso, os conteúdos repostados serão substituídos pelas postagens originais nas recomendações para ampliar seu alcance.
Impacto nas contas de fãs e inspirações
A penalidade será aplicada mesmo que o perfil agregador mencione o autor no post e deve afetar páginas de fãs de celebridades e aquelas que repostam fotos inspiradoras encontradas no Instagram. As contas punidas poderão voltar a ser recomendadas após um mês pela plataforma.
Novo algoritmo de classificação
Além das mudanças nas repostagens, que não afetarão contas com acordos de licenciamento ou permissão de compartilhamento dadas pelos criadores originais, o Instagram também implementará um novo algoritmo de classificação.
Neste caso, a intenção é proporcionar igualdade de oportunidades a todos os criadores. Para isso, o sistema de recomendações passará a sugerir Reels de contas menores para uma parcela menor de usuários interessados naqueles conteúdos. As postagens mais bem-sucedidas terão mais visibilidade, aumentando a chance de viralização.
Implementação do novo sistema
Atualmente, as sugestões se baseiam no engajamento com as postagens, o que tende a priorizar conteúdos de contas com alta quantidade de seguidores. A implementação desse novo sistema ocorrerá nos próximos meses, segundo o Instagram.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok