Inmet alerta tempestade em 7 estados hoje e amanhã

Aviso de tempestade em sete estados brasileiros

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para sete estados do Brasil. O aviso abrange os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. A classificação do alerta é de perigo, e sua vigência se estende até as 10h desta quarta-feira (4).


1733233595 290 ebc

Detalhes do alerta

De acordo com o Inmet, a previsão é de chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos que podem atingir de 60 a 100 quilômetros por hora e risco de queda de granizo. Os impactos esperados incluem possíveis cortes de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

Áreas afetadas

As regiões afetadas por esse alerta de tempestade incluem: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Norte Pioneiro Paranaense, Zona da Mata, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Noroeste Paranaense, Macro Metropolitana Paulista e Marília.

Além disso, outras áreas impactadas são: Metropolitana de Belo Horizonte, Norte Central Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Araraquara, Pantanais Sul Mato-grossense, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Noroeste Goiano, Nordeste Mato-grossense, Centro Oriental Paranaense, Sudoeste Mato-grossense, Baixadas, Centro Ocidental Paranaense, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Assis, Oeste Paranaense, Litoral Sul Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Centro-Sul Paranaense, Norte Fluminense, Norte Mato-grossense, Noroeste de Minas e Sudeste Paranaense.

O Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, a população deve desligar aparelhos elétricos e obter informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Alerta de chuvas intensas

O Inmet também emitiu um alerta de chuvas intensas para parte do país, com vigência até as 10h desta quarta-feira. O grau de severidade desse alerta é classificado como perigo potencial. A previsão é de chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, com ventos intensos variando entre 40 km/h e 60 km/h. Os possíveis impactos incluem baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As áreas afetadas por esse segundo alerta incluem diversas regiões do país, como Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Sul Cearense, Norte Pioneiro Paranaense, Zona da Mata, Ocidental do Tocantins, Sudeste Piauiense, entre outras.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok