Inmet alerta para onda de frio em sete estados

Alertas do Inmet sobre ventos fortes e queda de temperatura em sete estados brasileiros

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (29) dois alertas laranjas para regiões da costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de alertar para o declínio de temperatura em sete estados brasileiros até a segunda-feira (30).

Alertas laranjas e sua gravidade

O alerta laranja é o segundo de maior gravidade na escala utilizada pelo Inmet, ficando abaixo apenas do alerta vermelho, e indica uma situação de perigo iminente.

Alerta de ventos costeiros

O primeiro alerta emitido é referente a fortes ventos costeiros e permanece vigente até as 03h da manhã de segunda-feira (30). Abrangendo áreas como a Grande Florianópolis, Região Metropolitana de Porto Alegre, Sul Catarinense, Sudeste Rio-Grandense, Vale do Itajaí e Nordeste Rio-Grandense, o alerta destaca a possibilidade de grande movimentação de dunas de areia sobre construções na orla.

Alerta de onda de frio

O segundo alerta laranja emitido pelo Inmet, que vale até as 23h59 de segunda-feira (30), prevê um declínio acentuado de temperatura em sete estados brasileiros. São eles: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia, com a possibilidade de queda superior a 5 graus Celsius (ºC).

Previsão de chuvas intensas

O Inmet também alerta para a continuidade de chuvas intensas atingindo o sul do país até segunda-feira (30). Um novo sistema frontal que se formou neste domingo deve reforçar as instabilidades sobre grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com acumulados de chuva podendo ultrapassar os 100 milímetros.

Rajadas de vento e ocorrências de raios também estão previstos para toda a região. Durante a noite, as instabilidades mais intensas devem se concentrar em Santa Catarina e Paraná, podendo atingir o sul do Mato Grosso do Sul enquanto se afasta do Rio Grande do Sul.

Na segunda-feira (30), as condições de chuva no Rio Grande do Sul devem enfraquecer, persistindo apenas em áreas específicas do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Novas instabilidades, no entanto, podem retornar ao Rio Grande do Sul entre terça-feira (1º) e quarta-feira (2).

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok