Início do Mundial de Ciclismo Paralímpico no Rio de Janeiro

Mundial de ciclismo paralímpico de pista começa no Brasil

O Mundial de ciclismo paralímpico de pista, última competição classificatória para os Jogos de Paris, terá início nesta quarta-feira (29), no Velódromo do Rio de Janeiro, sede da Rio 2016. O evento contará com a presença de 287 atletas de 39 países, considerados os melhores do mundo em suas respectivas classes. As principais potências na modalidade são Grã-Bretanha, Holanda, Austrália e China.

Delegação brasileira e seus destaques

A delegação brasileira é composta por 25 atletas, incluindo Lauro Charman, número 2 no ranking mundial na classe C5. Medalhista na Rio 2016 e campeão mundial em 2018, o ciclista paulista conquistou pódios no ano passado, sendo ouro na perseguição individual e bronze no contrarrelógio nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago (Chile), além de ter vencido a Copa do Mundo de estrada por três vezes consecutivas nos Estados Unidos.

Conhecendo os representantes brasileiros

Carlos Alberto Gomes Soares, número nove do mundo na classe C1, é outro destaque da delegação. O brasileiro, nascido em Anápolis (GO) competirá com adversários de peso, como os chineses Weicong Liang e Zhangyu Li, atuais líderes no ranking de sua categoria.

A competição na classe Tandem, que reúne pessoas com deficiência visual, também promete ser acirrada. Entre as representantes brasileiras estão Bianca Canovas Garcia, detentora de um ouro e dois bronzes no Parapan de Santiago, e Márcia Ribeiro Gonçalves Fanhani.

Disputas acirradas e confrontos imperdíveis

A classe Tandem conta com oito das dez primeiras colocadas no ranking, sendo liderada pela britânica Sophie Unwin. Outras competidoras de destaque incluem malaias, australianas, norte-americanas e irlandesas, prometendo grandes confrontos durante o Mundial.

Este é o segundo Mundial sediado pelo Brasil, que também organizou o evento em 2018. A competição é uma oportunidade para os atletas garantirem suas vagas nos Jogos de Paris no próximo ano.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok