Idoso preso no Rio por vender símbolos nazistas

Homem de 70 anos é preso pela Polícia Federal por apologia ao nazismo

Um homem de 70 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi preso pela Polícia Federal (PF) na última terça-feira (15) por comercializar objetos contendo símbolos nazistas pela internet. A ação, denominada Operação Lembrança Ingrata, teve como objetivo investigar a prática do crime de apologia ao nazismo.

Mandado de busca e apreensão cumprido no Rio de Janeiro

Os agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber) da PF cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, localizada no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. O mandado foi expedido pela 8ª Vara Criminal Federal da cidade.

Investigação iniciada a partir de denúncia de ONG

A investigação teve início após uma organização não governamental (ONG) registrar uma notícia-crime sobre a existência de uma página na internet na qual o investigado estava vendendo emblemas, ornamentos, distintivos, bandeiras, revistas, uniformes e outros objetos contendo a cruz suástica ou gamada, em apoio ao nazismo.

Em comunicado, a PF afirmou que, após análise de dados digitais e outras diligências que levaram à identificação do suspeito, foi confirmado que ele continuava comercializando produtos com apologia ao nazismo.

Prisão em flagrante e apreensão de objetos

A Polícia Federal relatou que, durante o cumprimento do mandado, foram apreendidos na residência do investigado bandeiras, revistas, breves e moedas com a cruz suástica, o que resultou em sua prisão em flagrante. Ele será acusado do crime de apologia ao nazismo, que prevê uma pena de até cinco anos de reclusão, além de multa, caso seja condenado.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok