
China aumenta idade de aposentadoria a partir de 2025
A China anuncia uma importante mudança em relação à idade de aposentadoria a partir de janeiro de 2025. Atualmente, o país possui uma das menores idades de aposentadoria entre as principais economias mundiais, o que será alterado nos próximos anos.
Mudança gradual ao longo de 15 anos
A nova medida prevê um aumento gradual na idade de aposentadoria, com impacto tanto para homens quanto para mulheres. No caso dos homens, a idade atual de 60 anos passará para 63 anos. Já as mulheres, que têm idades distintas de acordo com a natureza do trabalho, terão suas idades aumentadas conforme as funções que desempenham.
Desafios econômicos e demográficos
Com o aumento da expectativa de vida e a redução da força de trabalho no país, diversas províncias já apresentam déficits orçamentários no que diz respeito à previdência. As novas regras visam equilibrar essa situação e permitir que os trabalhadores tenham a opção de adiar a aposentadoria em acordo com os empregadores.
A decisão foi divulgada pelo principal órgão legislativo da China e é vista como uma forma de lidar com a diminuição da força de trabalho e seu impacto na economia do país. As mudanças ocorrem em um contexto em que a expectativa de vida média na China está em ascensão, prevendo-se que ultrapasse os 80 anos até 2050, um aumento significativo em relação aos 78 anos de 2021.
Diante de uma população cada vez mais envelhecida, a China busca se adaptar à nova realidade demográfica e econômica. A imprensa estatal já vinha preparando a população para a mudança, destacando a importância de se ajustar à crescente expectativa de vida e ao prolongamento dos anos de educação no país.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok