
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza pesquisa amostral no Rio Grande do Sul
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando uma pesquisa amostral no Rio Grande do Sul para oferecer indicadores sobre os impactos das enchentes no estado. Segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, a proposta já foi apresentada ao Ministério do Planejamento e Orçamento e está inserida na ampliação do plano de trabalho previsto para 2024.
Ampliação do plano de trabalho e suplementação orçamentária
Para a realização da pesquisa amostral, a ampliação do plano de trabalho e a reconstituição da infraestrutura danificada pelas enchentes no estado, o IBGE calcula a necessidade de suplementação orçamentária de R$ 38 milhões, específica para ações voltadas ao Rio Grande do Sul.
O presidente do IBGE destacou a importância dessa suplementação para atender gastos adicionais e atividades emergenciais realizadas no estado, além de capacitar gestores municipais para lidar com os efeitos das enchentes.
Força-tarefa e Singed Lab
Foi criada uma força-tarefa nacional pelo instituto para atuar em parceria com os governos federal, estadual e municipais no suporte aos ministérios junto ao estado do Rio Grande do Sul. A força-tarefa, inicialmente virtual, dará suporte no processo de reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes.
Além disso, o IBGE lançou o Singed Lab, um laboratório de inovação que reúne uma equipe multidisciplinar com o objetivo de gerar novas ideias e projetos para o diagnóstico e planejamento de políticas públicas. Os pesquisadores combinarão tecnologia com informações técnicas, estatísticas, geocientíficas e dados produzidos pelo instituto.
Expectativa e conclusão
O formulário com o questionário da pesquisa ainda está em formatação e a expectativa é poder realizar a pesquisa o mais rapidamente possível, à medida que o IBGE tenha uma sinalização do Ministério do Planejamento e Orçamento. O presidente garantiu que não houve redução nas atividades previstas para 2024 e destacou o esforço adicional dos servidores para oferecer um melhor resultado às demandas vindas do Rio Grande do Sul.
Essa iniciativa inédita do IBGE visa oferecer informações em tempo real para auxiliar nas políticas públicas, e representa um esforço democrático, transparente e participativo da instituição. O presidente reforçou a importância da colaboração de diversas entidades para o sucesso desse projeto.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok