Haddad tranquiliza brasileiros sobre medidas de Trump: “Não há motivo para temer”

Ministro da Fazenda defende cautela diante de medidas de Trump

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a importância da cautela diante das recentes medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Nesta quinta-feira (13), Trump anunciou a aplicação de tarifas de reciprocidade contra qualquer país que imponha impostos sobre as importações norte-americanas, em uma nova ofensiva tarifária que inclui aliados e inimigos dos EUA, incluindo o grupo Brics, do qual o Brasil faz parte.

Em entrevista, Haddad tranquilizou a população brasileira, afirmando que a balança comercial entre Brasil e Estados Unidos é favorável aos americanos nos setores de bens e serviços. Diante das ameaças de Trump, o ministro ressaltou que o governo brasileiro aguardará para analisar as medidas concretas e efetivas, antes de tomar qualquer decisão.

As tarifas anunciadas por Trump não entrarão em vigor imediatamente, mas podem ser aplicadas nas próximas semanas, enquanto a equipe econômica do governo americano estuda as relações comerciais bilaterais. O secretário do Comércio, Howard Lutnick, informou que os estudos serão concluídos até 1º de abril.

Trump, que prometeu reduzir os preços ao consumidor durante a campanha, defendeu as tarifas como uma medida positiva, mesmo que possa resultar em aumentos de curto prazo. A Casa Branca afirmou que as tarifas visam fortalecer a segurança econômica e nacional dos Estados Unidos.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok