
Grande Prêmio da Holanda deixará o calendário da Fórmula 1 em 2026
O Grande Prêmio da Holanda, conhecido como a casa do tetracampeão mundial Max Verstappen, não fará mais parte do calendário da Fórmula 1 a partir de 2026. A notícia foi anunciada pela categoria nesta quarta-feira (4).
Extensão de um ano e novidades
Foi acordada uma extensão de um ano com o promotor local para 2026, com a corrida em Zandvoort sendo realizada no formato sprint pela primeira vez, conforme comunicado da Fórmula 1, propriedade da Liberty Media.
Festa estrondosa e Exército Laranja
A corrida à beira-mar em um circuito da “velha guarda” se tornou uma festa estrondosa, com ingressos esgotados para o “Exército Laranja” de Verstappen, que costuma torcer pelo piloto da Red Bull em busca de mais uma vitória.
Verstappen e suas conquistas
Verstappen, que garantiu seu quarto título consecutivo em Las Vegas no mês passado, ficou em segundo lugar em Zandvoort este ano, atrás de Lando Norris, da McLaren. Foi a primeira vez desde que a corrida retornou ao calendário em 2021, após 36 anos de ausência, que Verstappen não triunfou em Zandvoort.
Declarações dos envolvidos
“Sou incrivelmente grato pelo trabalho que a equipe do Grande Prêmio da Holanda fez nos últimos anos”, disse Stefano Domenicali, chefe-executivo da Fórmula 1. Ele destacou que a corrida elevou o nível do espetáculo e do entretenimento na Europa, respeitando a decisão do promotor de encerrar a corrida em 2026.
O diretor do Grande Prêmio da Holanda, Robert van Overdijk, afirmou que a corrida foi um enorme sucesso e que decidiram encerrá-la em alta após mais dois Grandes Prêmios em 2025 e 2026, considerando o apoio dos fãs e da comunidade da Fórmula 1.
Calendário e mudanças
O calendário da Fórmula 1 já conta com um recorde de 24 corridas, e Domenicali mencionou a possibilidade de alternância de algumas corridas europeias para permitir a entrada de outras. A categoria tem interesse em incluir uma etapa africana, enquanto Alemanha e França estão ausentes no momento. O Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona, o Grande Prêmio da Bélgica, em Spa, e Imola, na Itália, são vistos como candidatos a um rodízio a partir de 2026.
Encerramento da temporada
A temporada da Fórmula 1 terminará em Abu Dhabi no domingo (8), marcando o encerramento de mais um ano de competições emocionantes e grandes conquistas no mundo do automobilismo.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok