Governo do Rio Grande do Sul amplia prazo para famílias receberem auxílio emergencial

Prefeituras do Rio Grande do Sul têm até 1º de março para enviar listas de famílias que não receberam Auxílio Reconstrução

As prefeituras do Rio Grande do Sul têm até o dia 1º de março para enviar ao governo federal as listas de famílias que ainda não receberam o Auxílio Reconstrução. O sistema do programa federal, que foi reaberto na última segunda-feira (10), permite o cadastro gratuito das novas famílias. As famílias elegíveis são aquelas residentes em áreas atingidas por enchentes em maio de 2024 e que foram acolhidas em abrigos públicos gaúchos.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) esclarece que a reabertura do sistema não se trata de um novo pagamento do auxílio, mas sim de uma prorrogação do prazo para inclusão daqueles que não conseguiram se cadastrar inicialmente. O Auxílio Reconstrução foi criado em maio do ano passado para ajudar as famílias desalojadas ou desabrigadas em razão das chuvas no estado.

Para receber o Auxílio Reconstrução, as prefeituras devem enviar os nomes e CPF de todos os integrantes das famílias afetadas. Após a análise dos cadastros pelo governo federal, os responsáveis familiares deverão acessar o sistema online para confirmar os dados. Os pagamentos serão realizados dois dias úteis após a confirmação das informações.

É importante ressaltar que o Auxílio Reconstrução é concedido por família e não por pessoa. As regras para a concessão do benefício estão disponíveis em uma instrução normativa do governo federal.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok