Google encerra recurso esquecido da Play Store; saiba mais

Google anuncia o fim dos Instant Apps em 2025

O Google informou que irá descontinuar os Instant Apps (ou “Apps Instantâneos”, em tradução livre) até dezembro de 2025. Essa tecnologia permite que desenvolvedores ofereçam uma versão executável de seus aplicativos sem a necessidade de download ou instalação.

Instant Apps: uma breve história

Lançado em 2017, o Instant Apps foi desenvolvido com o objetivo de incentivar a experimentação de aplicativos na Play Store. Com esse recurso, os usuários podiam testar um aplicativo sem a necessidade de instalá-lo completamente, o que era especialmente útil para jogos e serviços que podiam demonstrar seu valor em poucos minutos de uso.

Decisão de encerramento

No entanto, devido à baixa adoção por parte dos usuários, o Google decidiu encerrar os Instant Apps. De acordo com informações do site Android Authority, a empresa já está alertando os desenvolvedores sobre o fim desse recurso.

“O suporte aos Instant Apps será removido da Google Play até dezembro de 2025. A publicação e todas as APIs do Google Play Instant deixarão de funcionar. A compatibilidade com ferramentas também será retirada do Android Studio Otter Feature Drop”, informou o Google.

Preferência por outros recursos

A gigante de Mountain View alega que o uso e engajamento com os Instant Apps estão abaixo do esperado e que os desenvolvedores têm optado por outras formas de descoberta, como destaques impulsionados por inteligência artificial e instalações simultâneas, para atrair novos usuários.

“Essa mudança nos permite redirecionar investimentos para ferramentas que realmente funcionam bem para os desenvolvedores”, conclui a nota oficial do Google.

Fonte: TECMUNDO

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok