
Bárbara Domingos faz história na ginástica rítmica das Olimpíadas
A curitibana Bárbara Domingos, de 24 anos, conquistou um feito inédito para o Brasil nas competições individuais de ginástica rítmica dos Jogos Olímpicos. Babi se classificou entre as 10 finalistas que disputarão medalhas na modalidade, posicionando-se como uma das ginastas mais completas da competição. A etapa de classificação contou com a participação de 24 atletas, que se apresentaram nos aparelhos bola, arco, fita e maças. A grande final está marcada para sexta-feira (9) às 9h30, horário de Brasília.
O desempenho de Bárbara Domingos
Bárbara estreou em sua prova de bola ao som de “Je suis malade”, interpretada por Lara Fabian, alcançando a nota 33.100. Na sequência, sua apresentação com o arco, ao som de “Circle of Life” do filme “O Rei Leão”, foi ainda mais brilhante, recebendo a excelente nota de 34.750, a terceira melhor entre todas as competidoras nesse aparelho. Com esses resultados, Babi despontou na sexta posição geral após as duas primeiras séries de apresentações.
As apresentações seguintes e a classificação final
Em sua terceira performance com a fita, ao som de “Bad Romance” de Lady Gaga, Bárbara obteve a nota 31.700. No aparelho de maças, ao som de uma versão em samba de “Garota de Ipanema”, teve uma pequena falha, mas alcançou a nota 30.200, o que garantiu sua presença histórica na final da ginástica rítmica.
Ao final das apresentações, Bárbara Domingos somou 129.750 pontos, terminando com a oitava melhor nota entre as 10 ginastas classificadas. A italiana Sofia Raffaeli obteve a melhor pontuação, com 139.100.
Finais e competições futuras
Diferentemente de outras competições, nas Olimpíadas não há finais por aparelhos, apenas a final individual geral. Antes da decisão de Babi, na sexta-feira, a disputa da ginástica rítmica em Paris terá início com as eliminatórias das provas por equipes, com participação do Brasil e outros 12 países. A equipe brasileira titular é composta por Deborah Medrado, Duda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victoria Borges.
A competição terá início com duas rotinas: primeiro, a prova dos cinco arcos; em seguida, a prova de três fitas e duas bolas. As oito melhores equipes avançarão para a final.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









