
G20 Social: Sociedade Civil Organizada Debate Questões Fundamentais
O G20 Social proporcionou à sociedade civil organizada a oportunidade de incluir nas discussões temas essenciais para toda a população, como o direito à alimentação, à terra e à transição energética. Quem afirmou isso foi a titular da Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e coordenadora-geral da Marcha das Margaridas, Mazé Morais.
Expectativas e Compromissos Após o G20 Social
Mazé expressou a esperança de que, a partir do G20 Social, ocorram avanços com compromissos e práticas efetivas para transformar o sistema agroalimentar em uma perspectiva agroecológica. Ela ressaltou a importância de promover o diálogo com a natureza, a biodiversidade e realizar uma transição energética justa, visando preservar a terra e as águas.
Direito à Alimentação e Mudanças Estruturais Necessárias
A representante da Contag destacou a importância do direito à alimentação, especialmente para mulheres e negros, enfatizando a necessidade de investir em mudanças estruturais que rompam com modelos produtivos prejudiciais e contribuam para a crise climática global.
Para Mazé, a abordagem baseada no mercado não é eficaz para enfrentar a crise climática. Ela ressaltou a importância de democratizar o acesso à terra, às sementes, à água e à energia, fortalecendo práticas produtivas sustentáveis e reconhecendo a importância dos saberes populares e ancestrais.
Mudanças na Governança Global e Desafios Atuais
O presidente do Comitê Econômico e Social Europeu, Oliver Röpke, defendeu a necessidade de mudanças imediatas na governança global, que atualmente não está preparada para lidar com os desafios contemporâneos. Ele destacou a importância do G20 Social como exemplo para o futuro, enfatizando a luta contra as desigualdades globais e a busca por uma situação mundial mais justa.
Röpke ressaltou a importância de trazer a sociedade civil para o centro dos processos de tomada de decisão e promover uma reforma fundamental na governança global. Ele elogiou a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em estabelecer um conselho de desenvolvimento sustentável no Brasil.
Agradecimentos e Encerramento do G20 Social
O secretário-geral da Presidência da República, ministro Márcio Macêdo, agradeceu a todos os envolvidos na realização do encontro do G20 Social, que contou com a participação de cerca de 47 mil pessoas. Ele destacou a sensibilidade e determinação política do presidente Lula em colocar os movimentos sociais e o povo no centro das discussões mundiais.
Em um momento emocionado, Macêdo afirmou que os trabalhos do G20 Social foram concluídos com sucesso e que o documento com as impressões digitais do povo do G20 seria entregue aos chefes de Estado. Assim, declarou o encerramento das atividades do evento.
Fonte: Agência Brasil
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok









