Fiscalização detecta problemas em hotéis de Copacabana

Fiscalização em hotéis do Rio de Janeiro garante segurança aos turistas no réveillon

Com o objetivo de assegurar tranquilidade aos turistas que escolheram passar o réveillon na orla do Rio de Janeiro, o Procon-RJ e a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor (Sedcon) realizaram uma fiscalização em seis hotéis em dois dias. O resultado apontou que três estabelecimentos foram autuados por falta de cartazes informativos aos hóspedes e por exposição de produtos com prazo de validade vencido nas cozinhas.

Garantindo a segurança alimentar

Durante a inspeção em um hotel localizado na Avenida Atlântica, em Copacabana, os fiscais encontraram alimentos vencidos na cozinha, como pastel, corte de pato e polvo, além de carpaccio de salmão. Este último, uma carne crua cortada em fatias finas, estava sem especificação da data de validade e mal armazenado.

Além disso, foram identificadas ausências de itens obrigatórios para os hóspedes, como os cartazes Disque 180, para o combate à violência contra mulher, Diga não ao turismo sexual e o folheto explicativo sobre prevenção da aids. Outro hotel fiscalizado na orla de Copacabana também não possuía o folheto explicativo sobre como se prevenir contra o HIV, disponibilizando apenas preservativos aos clientes. O terceiro estabelecimento, também na Avenida Atlântica, não dispunha dos folhetos de prevenção à aids, nem do livro de reclamações do Procon-RJ.

Irregularidades nos quiosques da orla

Além dos hotéis, três quiosques na orla que organizam pacotes para o réveillon também receberam autos de constatação de irregularidades. Eles não possuíam os cartazes obrigatórios Disque 151, que informa o telefone e endereço do Procon-RJ, e Disque 180, de prevenção à violência contra a mulher. Em um dos quiosques, também não havia cartaz indicando a proibição da venda de bebidas alcoólicas aos menores de idade.

O presidente do Procon-RJ, Marcelo Barboza, ressaltou a importância das ações em conjunto com a Sedcon para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados. Ele destacou a relevância de prevenir problemas nas relações de consumo e fortalecer o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor. Barboza enfatizou que é fundamental que os estabelecimentos sigam o que o Código de Defesa do Consumidor preconiza e forneçam informações claras e transparentes aos consumidores.

Compromisso com a segurança dos visitantes

O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, reforçou o compromisso em garantir que todos possam celebrar e curtir a festa do réveillon com segurança. Ele ressaltou a importância dos grandes eventos para o estado do Rio de Janeiro, destacando que a comemoração do Ano Novo em Copacabana coloca o estado em evidência, recebendo visitantes de todo o mundo e impulsionando a economia local.

As ações de fiscalização visam garantir que os turistas tenham uma experiência positiva e segura durante a celebração do réveillon na cidade maravilhosa. A parceria entre o Procon-RJ e a Sedcon reforça o compromisso em proteger os direitos dos consumidores e promover um ambiente de consumo justo e transparente.

Para mais informações, acesse o site do Agência Brasil.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok