
Ajuda para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
A campanha Todos Unidos pelo Sul, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), está arrecadando doações para as vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. A partir desta quarta-feira (15), o horário de recebimento de donativos foi alterado, passando a ser das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, nas bases localizadas em Brasília, Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro).
A FAB informou que a mudança no horário tem o objetivo de otimizar o preparo e transporte das doações pelos militares, em colaboração com outros órgãos de transporte terrestre, marítimo e aéreo. A coleta de donativos não possui data limite para encerramento.
Até o momento, mais de 1.700 toneladas de donativos já foram despachadas pelos postos da FAB com destino à Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. Essas cargas são centralizadas em Canoas para serem distribuídas aos mais de 830 abrigos no estado, beneficiando as famílias impactadas pelas chuvas que ocorrem na região desde o final de abril.
Prioridades de doação
Segundo a FAB, as maiores necessidades atuais são colchões em bom estado, cobertores, fraldas, absorventes femininos e roupas de cama e frio. É fundamental que as doações estejam em condições adequadas para uso imediato, ou seja, sem danos, limpas e preferencialmente separadas por categorias.
Para facilitar a triagem e preparação das cargas, a FAB solicita que as doações sejam armazenadas em caixas de papelão identificadas, ao invés de sacos ou sacolas de papel, que podem rasgar facilmente. Alimentos perecíveis podem ser agrupados em cestas básicas, facilitando a distribuição às pessoas desabrigadas pelas enchentes.
Diante desse cenário, a solidariedade e colaboração de todos são fundamentais para ajudar a minimizar o sofrimento das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Cada doação é um gesto de solidariedade que faz a diferença na vida de quem mais necessita.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok